Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Artesanal Pesca já assinou os contratos de abastecimento de pescado

A ArtesanalPesca passa, a partir de hoje, a ser a responsável pela venda da totalidade do peixe capturado pelos seus barcos, operação que permitirá valorizar o pescado através da garantia de um preço fixo, justo para os pescadores. Desta forma, pretende-se combater a desvalorização a que o pescado é sujeito em leilão, e sobretudo quando a oferta supera a procura.
A presidir o acto de assinatura dos acordos com os pescadores, que decorreu na passada sexta-feira, esteve o Secretário de Estado Adjunto das Pescas que realçou a "importancia da existência de organizações como a artesanalPesca que conhece bem o mercado e sabe de que forma o alcançar".
As palavras de Luis Vieira vão ao encontro dos anseios dos pescadores que querem ver a sua actividade mais valorizada. Isso mesmo refere Angelina, da empresa Angelina e Dionísio, que "não deixa esquecer o dinheiro que se gasta com as embarcações e a dificuldade com que hoje em dia se deparam os pescadores".
António José, representante da empresa Jacopesca, partilha da mesma opinião e garante que "esta é uma medida que vai contribuir para a subsistência dos pescadores".
Carlos Macedo, mais um pescador dos muitos que assinaram já os seus acordos com a ArtesanalPesca, diz que "o passo que está agora a ser dado pela organização é muito benéfico para o sector e para os pescadores de Sesimbra".
Visivelmente satisfeito estava Manuel José Santos. O Director da ArtesanalPesca afirmou aos microfones da Sesimbra fm que "a estabilização do preço do peixe é um sonho há muito ambicionado e agora concretizado, no entanto ainda há muito para fazer.
A artesanalPesca vai, a partir desta segunda feira, ficar responsável pela comercialização de todo o pescado capturado pelos seus associados. No horizonte fica ainda a necessidade de conservar o peixe a bordo das embarcações através da compra de caixas isotérmicas.