Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

ArtesanalPesca diz ter conseguido acordo histórico para o sector das pescas.

Em comunicado enviado à nossa redacção,o Organização de Produtores (OP), ArtesanalPesca, informa que vai passar, a partir de 17 de Setembro, a ser a responsável pela venda da totalidade do peixe capturado pelos barcos seus associados, operação que permitirá valorizar o pescado através da garantia de um preço fixo, justo para os pescadores.

Desta forma, pretende-se combater a desvalorização a que o pescado é sujeito em leilão, e sobretudo quando a oferta supera a procura.

A concretização deste passo surge na sequência dos resultados obtidos por esta organização através da sua intervenção no mercado, mediante o estabelecimento, até aqui pontual, de contratos parciais de fornecimento de pescado, que lhe permitiram valorizar o pescado capturado pelos seus associados.
Com essa actuação conseguiu-se inverter a tendência de decréscimo de preço que o pescado estava a sofrer.

O facto de os pescadores terem agora capacidade para comercializar o peixe capturado, permitirá ainda eliminar o número de intermediários no circuito comercial do peixe fresco, tendo como consequência a redução do preço para o consumidor final.

A ArtesanalPesca dá assim cumprimento a um objectivo que vinha perseguindo há alguns anos, e que só foi possível pela consciencialização e preparação de armadores e pescadores para a necessidade de se imporem num mercado cada vez mais global e competitivo.

A assinatura dos contratos de abastecimento do pescado vai ser concretizada na proxima sexta feira, dia 14, com a presença do Secretário de Estado Adjunto das Pescas que, segundo apurámos junto do seu assessor, se encontra em Salamanca num congresso de Agro Pecuária, tendo remetido, só mesmo, para o dia 14 uma declaração formal sobre este assunto.