Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Conversas, com versos e com ventos" poderá ser o último livro de Cagica Rapaz

"Conversas, com versos e com ventos" é o título do mais recente livro do Sesimbrense António Cagica Rapaz que, depois de “Bonecas Russas”, volta a fazer uma apresentação no Clube Sesimbrense.

A intenção a editora era de que o lançamento deste livro acontecesse na Biblioteca Municipal mas o pedido não teve acolhimento por parte da vereadora responsável pelo pelouro das bibliotecas. Cagica Rapaz acredita que “tal se deva à inclusão, no livro, de alguns textos extraídos de blogues” referentes à actividade de alguns membros do executivo sesimbrense. O escritor lamentou à Sesimbra FM o sucedido, já que se tratam de críticas que “não são insultuosas mas sim comportamentais. Mas conhecendo bem as pessoas, fiz questão de, primeiro, enviar um exemplar para que o pudessem ler, depois disso veio a recusa, o recurso ao lápis azul" (...)

Divergências que para o autor nem fazem muito sentido já que "nem pretendia apresentar este livro". António Cagica Rapaz refere que aquilo que procura com os seus livros é a partilha. E "falar para pessoas de algo que elas ainda não leram impossibilita essa partilha, a troca de experiências e o diálogo".

“Conversas, com versos e com ventos” contém crónicas editadas ao longo dos anos em publicações da câmara municipal, excertos do livro “Noventa e tal contos”, devaneios e trocadilhos, textos de blogues sesimbrenses e poemas publicados nas outras quatro obras do autor. No fundo, uma compilação de trabalhos que marcam a vida de António Cagica Rapaz que confidenciou à Sesimbra FM que “este poderá ser o último livro” que edita. “As pessoas dão cada vez menos valor aos livros que, para muitos, já são uma banalidade”.

António Cagica Rapaz dedica este livro a três pessoas cuja influência foi crucial para que continuasse a escrever; Manuel António Alves Pinto, "como um irmão", Pedro Martins, " com uma cultura invulgar em várias áreas e que me deu o aval para continuar a escrever e Félix Rapaz, "foi o grande impulsionador para que eu esvrevesse o meu primeiro livro, sem ele eu não teria escrito nem o primeiro nem os outros".

Quanto ao convite para a apresentação da obra literária, é feito na primeira pessoa :

" Se as pessoas gostam de conversas, se gostam de versos e se não têm medo dos ventos, apareçam! " A.C.R

“Conversas, com versos e com ventos” é apresentado este sábado, às 18h00, no Clube Sesimbrense.