Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Câmara municipal de Sesimbra aprova, por unanimidade, a requalificação urbanística do núcleo de Alfarim e da EN 377

O executivo municipal de Sesimbra esteve, ontem á tarde, na freguesia do Castelo onde visitou algumas das obras mais importantes para a freguesia e para o desenvolvimento da aldeia de Alfarim. A visita do presidente da câmara e de alguns dos vereadores e membros da assembleia municipal começou no Cabo Espichel, onde Augusto Pólvora falou do programa base de intervenções que terá em consideração a preservação da qualidade arquitectónica e da paisagem envolventes ao Santuário e a reocupação dos espaços já edificados com diversos serviços e actividades, tentando criar atractivos ao longo de todo o ano "que façam as pessoas voltar a ter prazer em desfrutar daquele espaço".

Depois do Cabo Espichel o executivo seguiu para a Estação de Tratamento de Águas Residuais da Lagoa - Meco que, segundo Augusto Pólvora, entrará em fase de testes ainda este ano.
A construção do emissário que serve a ETAR ainda não está adjudicada mas quando as duas construções estiverem concluídas a ETAR da Lagoa- Meco terá a mesma característica da ETAR de Sesimbra que é a única da Península de Setúbal a funcionar com sistema de desodorização com recurso a silos vedados.
Na visita à freguesia de Castelo houve ainda tempo para ver “in loco” o projecto para a nova ponte de Aiana, cujas obras deverão arrancar no início do mês de Maio tendo uma duração aproximada de dois meses. Avançadas estão, igualmente, as obras da rede de saneamento em baixa de Alfarim que terão novo impulso, para a segunda fase, ainda durante o verão de 2008. Também a nova sala do jardim de infância de Alfarim constava do itinerário do executivo municipal que se congratulou com a possibilidade de, com 50 mil euros, criar mais 25 lugares em creche para crianças dos dois aos cinco anos já a partir de Setembro deste ano.

A visita de ontem à tarde terminou no Pavilhão do Grupo Desportivo de Alfarim onde um significativo número de habitantes aguardava o presidente e os vereadores para assistir a mais uma reunião de câmara descentralizada. Uma iniciativa que decorre uma vez por ano, em cada freguesia, e que serve, mediante Augusto Pólvora, para "aproximar a população dos eleitos".

Na sessão ordinária da câmara municipal foram aprovadas, por unanimidade, a reformulação do largo de Alfarim, a requalificação Urbanística do Núcleo Central de Alfarim e da Estrada Nacional 377, e os Planos de Pormenor de Reconversão das AUGI's 3 e 9.

No final houve tempo para ouvir alguns dos munícipes que, após a explicação de todas as intervenções previstas para a aldeia, tinham algumas dúvidas quanto a prazos de execução e viabilidade de criar lugares de estacionamentos em detrimento de ciclovias, por exemplo. Uma das preocupações manifestadas foi a incerteza de que as obras estejam terminadas a tempo dos festejos de Natal, que Alfarim celebra a 26 de Dezembro, e cuja tradição já se perdeu no tempo. O executivo garantiu que se o promotor da obra não der garantias que esteja tudo pronto em Dezembro a obra não começa. No entanto prevê-se que os prazos sejam cumpridos e que seja possível, em pouco mais de três meses, de Setembro a Novembro, efectivar a requalificação urbanística do Largo de Alfarim.